Seguidores

OBRIGADO POR VISITAR NOSSO BLOG, FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS DO UNIVERSO DOS CATADORES>

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

"DEIXAMOS DE SER OS COITADINHOS PARA VIRAR OS PROTAGONISTAS"

Uma atividade que pouco a pouco vem ganhando força no Brasil e no mundo. A figura do catador de materiais recicláveis torna-se cada vez mais importante. Com a frase "DEIXAMOS DE SER OS COITADINHOS PARA VIRAR OS PROTAGONISTAS", Severino Junior que é um dos representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis-MNCR,  que é também um dos articuladores de Red Latinoamericana de Recicladores e determinado defensor dos direitos dos catadores, iniciou a palestra "O papel do catador de materiais recicláveis na política nacional de resíduos sólidos" no Ciclo de Debates realizado no dia 13 deste mês organizado pela Associação Brasileira de Produtores de Latas de Alta Reciclabilidade-Abralatas  e o Instituto Besc com o apoio do Ministério Público do Pará.
Severino ressaltou a  importância da participação das cooperativas de reciclagem na coleta seletiva de Natal, informou que 90% do que chega a indústria de reciclagem vem pelas mãos dos catadores, argumentou ainda que é preciso discutir estratégias de inclusão.
"Garantir a inclusão social, econômica dos catadores  na erradicação dos lixões e conceber politicas de incentivos, fomento e qualificação dos empreendimentos dos catadores, e arrematou: -Queremos 5% de participação do lucro das empresas que formam redes de coleta seletiva para reciclagem, porque hoje o melhor trabalho de catador para reciclagem de resíduos sólidos é o do Brasil, com 70% de público feminino envolvido no processo".
Severino Junior falou ainda que é preciso autogestão em nossos empreendimentos e tornar forte nossos projetos sociais na área de coleta de resíduos sólidos, sobretudo para garantir políticas públicas para o setor.
O Ciclo de debates organizado pela Abralatas e Instituto Besc tem como objetivo Erradicar a Pobreza e inserir a Economia verde. O evento teve apoio do Ministério Público do Estado do Pará (MPE) e contou com os seguintes painéis e palestras que serviram como estratégias de debates como a Palestra sobre Política Nacional de Resíduos Sólidos, pelo presidente da Compromisso Empresarial para reciclagem (Cempre), Victor Bicca; Logística reversa da lata de Alumínio para bebidas, por Hênio de Nicola; O papel do catador de materiais recicláveis na nova política nacional de resíduos sólidos, por Severino Lima Júnior, membro da articulação do movimento nacional dos catadores de materiais recicláveis; A visão pública sobre a política nacional de resíduos sólidos, pela procuradora de justiça, Maria da Graça Azevedo da Silva.
O evento atendeu as diretrizes básicas da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Pnrs) a ser implementada em todo o País, conta com o apoio e acompanhamento dos Ministérios Públicos brasileiros.

texto: Valdemir de Lima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário