Seguidores

OBRIGADO POR VISITAR NOSSO BLOG, FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS DO UNIVERSO DOS CATADORES>

sábado, 7 de julho de 2012

Quando a arte e o lixo se misturam


O artista Thiago Mundano, grafiteiro paulista, para fazer a sua arte nos viadutos da cidade de São Paulo precisava pedir permissão não para a prefeitura, mas para os catadores de lixo reciclável que fazem dos muitos viadutos espalhados pela cidade a sua morada.
Com isso Mundano, além de decorar os viadutos passou a pintar as carroças dos catadores de papel fazendo a sua arte ganhar movimento.

Depois de pintar mais de 159 carroças pelo mundo afora, o grafiteiro resolveu fazer um chamado coletivo e criou o Pimp My Carroça, uma alusão ao programa Pimp My Ride da MTV.
O Pimp My Carroça trata-se de uma ação social, que irá começar em São Paulo no dia 3 de junho e, posteriormente, em outras cidades. Em cada cidade 50 carroças passarão por uma reforma e receberão uma pintura especial feita por artistas renomados.
Além disso, todas as carroças ganharão equipamentos de segurança, como retrovisor e cordas para amarrar o material.

Enquanto, os artistas dão um trato nas carroças os catadores passarão por exames médicos, receberão luvas para trabalho e camiseta do projeto e ganharão um lanche especial.
Para viabilizar o projeto Mundano associou-se ao site Catarse e recebeu doações de 790 usuários, totalizando R$ 56.930,00. Todo o dinheiro será usado para a execução do projeto. As doações em dinheiro já se encerraram, mas você ainda pode ajudar doando material como spray, retrovisores, cordas, tecido e etc.
Mundano pretende ainda conseguir atendimento gratuito para os cães que acompanham os catadores pelas ruas da cidade.

 Além de dar vida nova às carroças e melhorar a imagem desses trabalhadores, o projeto Pimp My Carroça pretende tornar os catadores de lixo reciclável visíveis para a sociedade e conscientizar da importância do trabalho deles para o meio ambiente recolhendo toneladas de lixo das ruas.
Fonte: Jornal Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário