Seguidores

OBRIGADO POR VISITAR NOSSO BLOG, FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS DO UNIVERSO DOS CATADORES>

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CATADORES DA COLETA SELETIVA DE NATAL GANHAM NOVOS EQUIPAMENTOS

O trabalho de coleta seletiva de Natal desenvolvido por meio de um convenio entre a Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) e a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Rio Grande do Norte (Coocamar), ganhou reforços na noite deste sábado (10), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), na cidade da Esperança, com a doação por parte de empresas privadas e de instituições financeiras públicas, de veículos e equipamentos para cooperativa A doação tem o objetivo de contribuir para melhoria das condições de trabalho dos catadores e do processo de coleta de materiais.

Durante o evento foi exibido ainda o filme/documentário “Lixo Extraordinário”, pela WWF-Brasil, entidade brasileira, participante de uma rede internacional, comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico do país. O documentário mostra o contato do artista plástico Vik Muniz com os catadores de material reciclável do aterro sanitário do Jardim Gramacho, maior da América Latina, localizado no Rio de Janeiro.

A partir da experiência, surge um novo combustível criativo para Vik e, como contrapartida, os catadores diminuem sua distância com a arte e conseguem condições melhores de vida. Doações Um dos veículos entregues foi um caminhão baú novo, doado pela Fundação Banco do Brasil para o transporte dos materiais recolhidos, além de um carinho motorizado para o recolhimento dos recicláveis nas residências e empresas, doado pela Tecscan, empresa originária de Contagem/MG, que atua na produção de equipamentos para reaproveitamento, reutilização e reciclagem de resíduos em geral.

A empresa Tetrapak, que produz embalagens longa vida para venda de leite, sucos, feza doação uma prensa para compactação dos materiais reciclados. Também foi doado um micro-ônibus para o transporte de 32 catadores de suas residências para os trechos de trabalho, pelo programa Cata Ação, um modelo de intervenção socioeconômica local, realizado a partir de ações de integração social e organização produtiva.

Este programa visa contribuir para a sustentabilidade econômica e a cidadania plena de catadores e suas famílias, com uma melhor integração na cadeia produtiva, no desenvolvimento de opções de geração de trabalho e renda no contexto da economia solidária e do fortalecimento dos laços comunitários de solidariedade. O Cata Ação é fruto de parceria entre o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o Banco Interamericano de Desenvolvimento, por intermédio do Fundo Multilateral de Investimentos (BID/FUMIN), o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Fundación AVINA, a Coca Cola Brasil e a Organização Intereclesiástica de Cooperação para o desenvolvimento (ICCO).

“Um dos grandes desafios das cidades é o problema do lixo. Por isso a reciclagem é um dos melhores caminhos que contribuem para atuar decisivamente neste contexto. E aqui em Natal temos os catadores de materiais recicláveis como nossos maiores parceiros para solução dos danos causados pelo lixo. Nosso objetivo é chegar a recolher em Natal cerca de 600 toneladas de materiais por dia. Este é só um começo de uma parceria que ainda trará muitos frutos”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

O presidente da Urbana, João Bastos, presente ao evento, deixou claro que o poder público municipal está totalmente aberto para fazer da coleta seletiva na cidade um grande sucesso. “A colete de materiais recicláveis é muito importante para melhoria da qualidade de vida em uma cidade. Este é apenas um passo que daremos para cada vez mais desenvolver o recolhimento deste tipo de materiais em nossa cidade”, destacou João Bastos.

O gerente de Meio Ambiente da Urbana, Heverthon Rocha, informou que o carrinho motorizado doado para Coocamar, será utilizado no trabalho de coleta seletiva de Ponta Negra, somando-se a outro já utilizado na comunidade.

De acordo com Fábio Cidrin Gama Alves, coordenador do Programa de Educação Para Sociedade Sustentável da WWF-Brasil, o filme “Lixo Extraordinário”, foi apresentado pelo programa Água Brasil, desenvolvido em Natal em parceria com a Prefeitura Municipal do Natal, além da Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas e a WWF-Brasil.

“O programa desenvolve ações de consumo responsável e reciclável, visando mudanças de hábitos e atitudes em relação à geração e ao manejo de resíduos sólidos. Em Natal estamos desenvolvendo todo o plano de ação e já realizamos algumas atividades como dois dias de qualificação na sexta-feira (9) e no sábado (10), com catadores de Natal, Mossoró, Caraúbas, São Bernardo do Campo (SP).

Entre as ações a serem executadas, vamos contribuir, junto com a Prefeitura do Natal para instalação de Eco Pontos, campanhas de conscientização ambiental”, informou Fábio Cidrin, da WWF Brasil. Fundação Banco do Brasil O vice-presidente da Fundação Banco do Brasil, Éder Brasil, Éder Melo, destacou a importância da doação do caminhão baú para o trabalho dos catadores, além de citar outras ações da entidade neste trabalho. “Também daremos apoio no processo de gestão administrativa e contabilista da Coocamar”, informou Éder Melo

Além disso a Fundação atuará na capacitação dos catadores e assistência técnica da cooperativa com o projeto Cataforte, que tem o objetivo de mobilizar os trabalhadores e estimular sua organização em cooperativas e associações, fortalecendo sua autonomia para gerir e atuar nas diferentes etapas da cadeia produtiva de recicláveis.

O Cataforte é fruto da parceria entre a Fundação do Banco do Brasil e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com Severino Lima Júnior, representante para o Rio Grande do Norte do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), só a Coocamar, uma das cooperativas de Natal que desenvolvem o trabalho do recolhimento dos recicláveis, recolhe-se na capital potiguar cerca de 110 toneladas de materiais por mês, com o trabalho de 124 catadores. “Os veículos doados somam-se a outros oitos caminhões da cooperativa”, informou Severino Júnior.

Também compareceram ao evento a consultora da empresa Tetrapak, que doou a prensa para Coocamar, Ana Virgínia Araújo de Abreu e o consultor de vendas da Reunidas, empresa na qual o caminhão baú doado foi adquirido, Tiago Salvador



http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-7478.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário