Seguidores

OBRIGADO POR VISITAR NOSSO BLOG, FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS DO UNIVERSO DOS CATADORES>

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

CATADOR SEVERINO JR. PARTICIPA DA CÚPULA DE CATADORES E CATADORAS QUE REUNIRÁ 21 PAÍSES NA NICARÁGUA






Fevereiro será o mês onde mais de 200 dirigentes se reunirão no Primeiro Encontro Centro Americano de Catadores e Catadoras de base com o objetivo de definir políticas de ação para esse ano.

Entre o dia 20 e 25 de fevereiro Nicarágua será sede da cúpula anual de Catadores de Base do continente americano que convoca 19 países.Organizados através da Rede Latino Americana e do Caribe de Catadores, Rede LACRE, se reunirão em Manágua para analisar as linhas de trabalho a serem realizadas este ano e definir as políticas de ação para enfrentar os novos desafios que implica na proteção deste ofício.

O encontro contempla um marco inicial, que é a celebração do Primeiro Encontro Centro Americano de Catadores e Catadoras, a realizar-se entre dia 20 e 21 de fevereiro e que reunirá mais de 200 catadores do continente. Este evento marca a integração dos países desta região à Rede LACRE, e permitirá conhecer e apoiar os catadores centro americanos e intercambiar experiências com aliados regionais em prol do fortalecimento das organizações locais.

A soma de novos países que se integram ao encontro, é o resultado do processo de Mapeamento da Rede na América Central que implicou em, catadores sul americanos, percorrerem 10 países.

Um segundo elemento desta cúpula, é a realização de duas assembléias, uma interna onde apenas participarão os dirigentes catadores nos dias 22 e 23 de fevereiro, enquanto que nos dias 24 e 25 do mesmo mês o plenário se abrirá para os distintos aliados como espaço de construção coletiva.

Os países que participarão deste encontro são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador C.A., Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai, Venezuela.

Catador/a e Rede LACRE

Um catador/a de base é um trabalhador/a que realiza o ofício de coletar, selecionar, recuperar, transformar, comercializar e reutilizar os resíduos sólidos, sendo o primeiro envolvido na cadeia de comercialização e recuperação de materiais. O catador/a de base vive deste ofício, gerando renda através do material que recupera percorrendo ruas em busca do material que a sociedade descarta ou coletando de lixões de diferentes cidades.

A Rede Latina Americana e do Caribe de Catadores, é uma organização representativa e integradora dos movimentos trabalhistas que agrupam os catadores/a dos países da região. A Rede tem como missão melhorar as condições trabalhistas dos catadores/a de base e proporcionar o diálogo entre os países para intercambiar experiências, desenhar ações e executá-las.









Red Latinoamericana y del Caribe de Recicladores

Secretaría de Comunicaciones

Febrero será el mes donde más de 200 dirigentes se reunirán en el Primer Encuentro Centroamericano de Recicladores y Recicladoras de base con el objetivo de definir las políticas de acción para este año.

Entre el 20 y el 25 de febrero Nicaragua será la sede de la cumbre anual de Recicladores de Base del continente americano que convoca a 19 países. Organizados a través de la Red Latinoamericana y del Caribe de Recicladores, Red LACRE, se reunirán en Managua para analizar las líneas de trabajo a realizar este año y definir las políticas de acción para enfrentar los nuevos desafíos que implica la protección de este oficio.

La cita contempla un hito inicial, que es la celebración del Primer Encuentro Centroamericano de Recicladores y Recicladoras, a realizarse entre el 20 y 21 de febrero y que reunirá a más de 200 recicladores del continente. Este evento marca la integración de los países de esta región a la Red LACRE, y permitirá conocer y apoyar a los recicladores y recicladoras centroamericanos e intercambiar experiencias con aliados regionales en pro de fortalecer sus organizaciones locales.

La suma de nuevos países que se integran en este encuentro, es resultados del proceso de Mapeo de la Red en Centroamérica, que implicó el recorrido de 10 países, por parte de recicladores y recicladoras sudamericanos.

Un segundo elemento de esta cumbre, es la realización de dos asambleas, una interna donde solo participarán los dirigentes recicladores los días 22 y 23 de febrero, mientras que el 24 y 25 del mismo mes el plenario se abrirá para los distintos aliados como espacio en construcción colectiva.

Los países que participarán de este encuentro son Argentina, Bolivia, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Ecuador, El Salvador C.A., Guatemala, Honduras, México, Nicaragua, Panamá, Paraguay, Perú, República Dominicana, Uruguay, Venezuela.

Reciclador/a y Red LACRE

Un reciclador/a de base, es un trabajador/a que realiza el oficio de recolectar, seleccionar, recuperar, transformar, comercializar y reutilizar los residuos sólidos, siendo el primer eslabón de la cadena de comercialización y recuperación de material. El reciclador/a de base, vive de este oficio, generando sus ingresos según venda el material que recupera recorriendo calles en busca del material que la comunidad desecha o recolectándolo en vertederos de distintas ciudades.

La Red Latinoamericana y del Caribe de Recicladores, es una organización representativa e integradora de los movimientos laborales que agrupan a los recicladores y recicladoras de los países de la región. La Red tiene como misión mejorar las condiciones laborales de los recicladores/as de base y propiciar el diálogo entre los países para intercambiar experiencias, diseñar acciones y ejecutarlas.



Contacto

www.redrecicladores.net

Mail: comunicacion@redrecicladores.net

Twitter: @RedLacre

Facebook: www.facebook.com/Red-Latinoamericana-Recicladores

http://www.redrecicladores.net/es/temas-de-interes/168-nicaragua-sera-sede-de-cumbre-de-recicladores-y-recicladoras-que-reunira-a-21-paises-del-continente


Nenhum comentário:

Postar um comentário