Seguidores

OBRIGADO POR VISITAR NOSSO BLOG, FIQUE ATUALIZADO COM NOTÍCIAS DO UNIVERSO DOS CATADORES>

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

PARCERIA CATAFORTE, COOCAMAR E PREFEITURA DO NATAL

A Prefeitura do Natal, por meio da Companhia de Serviços Urbanos (Urbana), realizou na tarde da última quinta-feira (2), na Casa de Ofício de Cidade Nova, a primeira aula do Cataforte, um programa voltado para fortalecimento do associativismo e cooperativismo dos catadores de materiais recicláveis, que tem contribuído para a transformação da vida de milhares de trabalhadores em todo o Brasil. O início do projeto representa um avanço no trabalho de coleta seletiva desenvolvido pela Urbana em conjunto com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Rio Grande do Norte (Coocamar).

A aula inaugural contou com a presença do presidente da Urbana, João Bastos, do representante do IDEMA/Curitiba, Sérgio Roberto Faria, além de Francisco das Chagas Rocha (Coopcicla) e representantes da Fundação Banco do Brasil. Antes do início da aula inaugural, foram assinados os Termos de Permissão (Prefeitura/Urbana/Cooperativas), o Decreto Municipal da Coleta Seletiva Solidária e o Convênio de Cooperação entre Prefeitura do Natal/Urbana, Coocamar e Consórcio Arena das Dunas. Além disso, foi realizado o plantio de mudas (árvores adultas) na área de transbordo de Cidade Nova.

O Cataforte é fruto da parceria entre a Fundação do Banco do Brasil e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego e já atuou na capacitação de 10,6 mil catadores em 17 estados e no Distrito Federal. Em Natal, 250 catadores vão receber instrução entre os meses de fevereiro e julho de 2012, em aulas que acontecerão todas as quintas das 14h às 18h. “Esses trabalhadores serão estimulados e orientados na organização de cooperativas e associações, fortalecendo sua autonomia para gerir e atuar nas diferentes etapas da cadeia produtiva de recicláveis”, declarou a prefeita Micarla de Sousa sobre a iniciativa.

Segundo o diretor presidente da Urbana, João Bastos, o poder público municipal está totalmente empenhado para fazer da coleta seletiva na cidade um grande sucesso. “A coleta de materiais recicláveis é muito importante para melhoria da qualidade de vida. Este é apenas um passo que daremos para cada vez mais desenvolver o modo como lidamos com estes tipos de materiais”, disse o diretor presidente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário